News

Extrair drenagens e delimitar de bacias usando ArcGIS 9.x

Olá pessoal,

Este tutorial mostra como extrair as drenagens de uma imagem SRTM e, a partir de um ponto de coleta, delimitar uma bacia. Está disponível para folhear online e download disponível em PDF.




Obs.: Este tutorial foi elaborado em versões 9.x do ArcGIS.

Bom trabalho!

21 comentários:

Anônimo disse...

gostei do tutorial..mas infelismente nao estou conseguindo concluir..nao estou conseguindo fazer a parte de delimitação da bacia..faço tudo como pede no tutorial mas acho q ta dando pau, ele so gera um poligono pequeno proximo ao ponto e nao um poligono mais sobre a drenagem...se alguem pude me ajudar, deixem um comentario aq..desde ja agradeço a ajuda!!!

Anônimo disse...

Olá, também agradeço o empenho em ajudar. Tenho o mesmo problema do colega acima, na verdade, notei que o erro quando o ponto não é gerado exatamente sobre a polyline. Contudo não sei como usar ferramentas de seleção/marcação (tipo OSNAP/SNAP) no ArcGIS.

Luís Henrique Lopes disse...

Galera, o Richard encontrou o mesmo problema de vcs e ele me escreveu contando como solucionou e então pedi pra ele postar no Blog o procedimento que ele fez. Então aqui vai o depoimento dele:

"Bom pessoal! Tive realizando um teste na criação de área de drenagem com o uso de MDE.
Com certeza muitos de vocês sabem, e até melhor.
Mas atendendo o pedido do nosso companheiro LUIS, que particularmente o admiro muito,
estou postando esta dica.
Utilizei um modelo, que para eu é novidade.
MDE GDEM ASTER 30m
Gostei!
O procedimento para o tratamento é o mesmo do SRTM. Eu fiz a área a partir de um ponto.
Após gerar a shape drenagem do MODELO, utilizei a uma ferramenta do XTOOS PRO, para converter a shape linha em shape de pontos. A partir desta shape, selecionei um ponto de meu interesse e com o HYDROLOGY-WATERSHED foi possível realizar este trabalho. Se esta informação não for eficiente, posso criar um tutorial, para quem tiver interesse.
Abraço a todos!
Richard."

Raquel disse...

Olá. gostaria de saber se este tutorial pode ser aplicado em uma imagem Ikonos.
Grata, Raquel

Luís Lopes disse...

Oi Raquel, se vc adquiriu imagens stereo vc pode gerar um DEM e depois seguir os passos para delimitação de bacias.

Olha este artigo aqui: http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.15.41.56/doc/581-587.pdf

Abraços e até mais!

Anônimo disse...

Olá amigos,
Infelizmente não consegui delimitar a bacia hidrográfica de meu interesse. Realizei todos os procedimentos conforme tutorial, entretanto o resultado obtido foi um polígono próximo ao ponto indicado. Cabe lembrar que utilizei a função de snap na criação do ponto e os arquivos estão num mesmo sistema de coordenadas.
Alguma idéia?
Desde já, agradeço.

Luís Lopes disse...

Olá,

O Richard, em seu depoimento acima, utilizou um método que deu certo. Ele transformou o shape de linhas em pontos e, posteriormente, selecionou apenas o ponto que seria usado para delimitação da bacia.

Paulo Pereira disse...

Olá pessoal!
Segui esse tutorial e consegui avançar até o comando "Spatial Analyst Tools - Hydrology - Fill", e deu um erro. Já aconteceu com vocês esse tipo de erro? E o que devo fazer para avançar nesse tutorial. Utilizao o ArcGIS 9.3. Eu estou querendo delimitar uma bacia hidrográfica a partir de uma imagem SRTM.
Agradeço pelo apoio
Paulinho

Luís Lopes disse...

Fala Paulo,

Dá uma olhada nesse script da ESRI chamada Watershed. Ele já faz quase todo o processo. Veja se continua dando erro:

http://arcscripts.esri.com/details.asp?dbid=15148

Até mais!
Luís

Anônimo disse...

Paulo, deu esse erro aqui também.
Não sei o porquê,mas tá relacionado ao Sistema de Projeção, tava usando Geográficas e deu esse erro, depois que transformei para UTM consegui passar dessa etapa!

Porém, mais na frente deu o mesmo erro que a turma tá falando,a geração de um retângulo pequeno à Noroeste do Ponto que inseri.

ESTUDOS AMBIENTAIS disse...

Amigos,
também andei apanhando para delimitar a bacia com o roteiro do Luís. Embora usasse o shapefile do ponto no sistema GCS_WGS_1984 (que é o mesmo das imagens SRTM da Embrapa) o comando Watershed resultava num ponto e não num polígono, como deve ser. Consegui sucesso no ArcGIS 9.3 colocando FlowDir (e não ConFlowAcc em Input flow direction raster)e não sinalizando Snapping ao marcar o ponto no pixel do raster ampliado próximo à foz.

geotecnologias disse...

O TerraView também faz: http://wp.me/pdPtj-BK

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá. Gostaria de saber se tem como delimitar a bacia hidrográfica, e criar redes de drenagem a partir de uma imagem em 3D, um MDE, criado a partir de uma imagem do Google Earth. obs.: Essa imagem do google Earth, foi georreferenciada no ArcGIS, e então criado o MDE nesse softawre.
Grata. Letícia

Carelli disse...

Colegas,

Depois de extrair a drenagem, como calcular extensão e densidade de canais POR ORDEM HIERÁRQUICA (Strahler)... não o valor total, mas por ordem hierárquica no ArcGis 10?

Rodrigo Ádamo disse...

Olá. Repeti várias vezes os passos propostos e ocorre constantemente o problema na delimitação da bacia hidrográfica, mas acabo conseguindo fazê-la. Não sei definir o que acontece. O que tenho feito é movimentar o ponto, com o snapping ativado, para montante e jusante na representação do corpo hídrico e, concomitantemente, deixo a imagem na sua visualização total. Acaba dando certo. É isto.

Vítor disse...

Carelli,

Utilize o Stream Order. Lá você seleciona o método de Strahler ou Shreve para hierarquizar.

Anônimo disse...

Richard,,, nao funcionou

Anônimo disse...

nao funciona...

Unknown disse...

Olá Rodrigo, também estou apanhando ja a algum tempo neste comando watershed.. consigo até fazer a primeira rede de drenagem, uso o comando "snap pour point", ok, mas, se eu precisar delimitar um outro local no mesmo estudo,, ja nao funciona.. e aparece um pontinho do lado em vez da area ehhe. Percebi que, quando eu escolho determinados pontos,, nao funciona nem com reza... dai tenho que mover para jusante e montante pra achar um locar que funcione.. Cara, isso eh desgastante e perde tempo... alem de nao ter precisão no estudo...(necessito de um local especifico)...

Unknown disse...

onde esta esse tutorial? hehe
Abraço

Unknown disse...

Resolvido... faça o ponto raster. se nao der mude um o raster um pouco para cima ou para baixo... ai funciona..

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.