News

Imagens SAR-SIPAM disponíveis

Fonte: Globo Amazônia


Através da parceria entre o CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) e a CPRM (Serviço Geológico do Brasil) tornou-se possível a distribuição dos dados SAR-SIPAM para a iniciativa privada. Os dados disponíveis foram coletados através de sensores SAR (Synthetic Aperture Radar) erotransportados em aeronaves R99-B em diversas missões entre 2004 e 2008.

Os modos de imageamento, polarimétricos, variam conforme o objetivo de cada missão entre os tipos Dual L, Dual L+X, Quad L+X ou INSAR + L. Os dados estão dispostos em faixas (segmentos) com larguras de 10, 20, 40 ou 60 km dependendo do modo de imageamento e da resolução espacial que pode ser de 3, 6 ou 18 metros.

A distribuição dos dados é feita por segmentos, sem recorte de área de interesse, e o custo (R$ 0,10 por banda polarimétrica por km linear) varia conforme o comprimento do segmento e o número de polarizações efetivamente disponíveis. Desta forma, a aquisição de dados de maior resolução espacial resultará em maior número de segmentos (mais estreitos) para cobrir uma mesma área do que se esta for coberta por dados de menor resolução espacial.

Para obtenção do arquivo shapefile com todos os segmentos disponíveis e informações sobre os dados acesse aqui. Os metadados estão na tabela de atributos associada à shape, sendo que o preço de cada segmento se encontra na coluna VALOR.

Para obtenção das shapes e amostras das imagens no formato jpeg2000® individualizadas por missão e organizadas em projetos do ArcGIS® (formatos das versões 8.3, 9.0 e 9.3) acesse o link de cada missão na figura abaixo:

Fonte: CPRM

Os pedidos devem ser encaminhados por e-mail para a chefia da Divisão de Sensoriamento Remoto da CPRM, sob responsabilidade da Dra. Mônica Mazzini Perrotta, (perrotta@sp.cprm.gov.br) com cópia para talmeida@sp.cprm.gov.br, especificando-se os segmentos solicitados conforme sua identificação na coluna SEG_ID da tabela de atributos do shapefile.

Dúvidas sobre informações técnicas dos levantamentos e dados podem ser encaminhadas para Drª Solange dos Santos Costa (e-mail: solange.costa@sipam.gov.br) do Centro Regional de Manaus do SIPAM com cópia para perrotta@sp.cprm.gov.br. 

Fonte:CPRM

Luís Lopes

2 comentários:

sadeckgeo disse...

Opa!!! Muito bom saber disso... Mas será que continua com aquela burocracia toda?! Parece que as coisas estão mudando por ai né meu amigo?
E Macapá, já está na rota?

Um abraço.
Sadeck

Luís Lopes disse...

Quem está a frente disso é o CPRM...espero que não tenha burocracia!!

Ih rapah, Macapá vai ter muito "pano pra manga" ainda...assim que se tornar público eu te explico melhor...

Falou brother...

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.