News

Seja Parceiro: autoria de Luiz Motta

Olá pessoal,

Esse é mais um post do “Seja Parceiro”. A contribuição desta vez é do Luiz Motta (para quem não lembra, foi Luiz Motta que desenvolveu o script de sincronização do ArcGIS com o Google Earth, postado aqui no blog, confira:

Pois bem, o Luiz Motta desenvolveu 2 plugins para o Quantum GIS (QGIS) que permite o acesso ao catálogo de imagens de satélite do INPE...dentro do próprio software. Abre aspas para as palavras Luiz Motta sobre estes plugins.

“Desenvolvi plugins, p/ o QGIS (www.qgis.org), que permite o acesso as imagens de satélite do INPE. O objetivo é obter as cenas do INPE de uma área de interesse sem precisar entrar no site do INPE. Em anexo o PDF com as figuras do plugin em execução. Foram contruídos dois plugins:


O 1º é para criar um layer da grade das cenas (satélite/instrumento) da área de interesse, podendo a área ser, a janela do mapa ativa (map canvas), o layer ativo ou feições selecionada do layer ativo.

O usuário deverá escolher a forma de procura, e solicitar a criação do layer, nesse momento, são feitas as requisições ao site do INPE, e as respectivas interpretações das paginas de respostas, tendo como produto a grade do layer, ou seja, a grade é gerada dinamicamente. Depois a grade pode ser utilizada p/ o 2º plugin.

O 2º plugin é para avaliar as cenas, tendo as informações das imagens e seu quicklook. Após a seleção (item com o sinal de +) pode-se fazer o pedido no site do INPE, p/ isso, o plugin abre um mini-browser, guiando o usuário a fazer o pedido de imagens, onde as imagens selecionadas são adicionadas no carrinho automaticamente.

Como você pode ter notado, tenho utilizado softwares livres, e para Desktop preferi trabalhar com o QGIS.

O plugin está em Python e usa os recursos de rede do Qt (QtNetwork, QtWebkit) permitindo ao usuário de QGIS ter a camada de informação sobre as imagens do INPE (http://www.dgi.inpe.br/CDSR/) da área de interesse.

A motivação para esse trabalho é atrair aos usuário de Geoprocessamnento que utilizam programas proprietários, o que praticamente unânimidade no Governo Federal. Assim tenho me dedicado ao Qt para contribuir para o QGIS."

Para facilitar, o Luiz Motta fez um vídeo mostrando a funcionalidade dos plugins. Este vídeo está logo abaixo:
 
 

Para finalizar, gostaria de agradecer ao Luiz Motta por autorizar a publicação deste post.

Até mais pessoal!

Gostou? Comente!

Luís Lopes

2 comentários:

sadeckgeo disse...

Esse plugin é muito massa!
A ferramenta implementada por Luiz Motta ganhou mais abrangência ainda quando foi publicado seu artigo na revista Latinux.
A comunidade de software livre está sendo muito bem representada aqui no Brasil, muitos desenvolvedores, tanto de softwares GIS completos (TerraView e Spring) quanto de plugins para aplicativos dessa área.
Parabéns a todos que ajudam o Brasil a se tornar uma potência na área de geotecnologias.

Ronis disse...

Luis bom dia!

Estou tentando instalar os 02 plugins para ter acesso direto as imagens do INPE, mas não estou conseguindo.

Vc teria uma dica de onde localizar os plugins.

Abraços

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.