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Gerar relevo sombreado usando ArcGIS

Olá pessoal, 

Considero este tutorial de grande importância, pois pode melhorar, e muito, a visualização da superfície de análise. Estou falando em gerar um relevo sombreado, e para isto utilizar-se-á a ferramenta HILLSHADE da extensão 3D Analyst. 

A função Hillshade obtém a iluminação hipotética de uma superfície, de elevação, para determinação dos valores de iluminação para cada célula em um raster. 



Ele faz isso através da criação de uma posição de uma fonte de luz hipotética e calcula os valores de iluminação de cada célula em relação às células vizinhas. Irei utilizar uma SRTM de uma região montanhosa, da Bahia (Jacobina), para que o resultado do processo seja percebido com mais facilidade.

Tutorial disponível para você folhear, clique aqui.

Se você tem algum material, tutorial, etc e quer divulgar aqui no blog, veja as regras 


BOM TRABALHO!!!

8 comentários:

sadeckgeo disse...

Meus parabéns pelos 50.000 acessos.
Espero que esse blog continue crescendo e ajudando a comunidade a evoluir e crescer.

Um abraço.

Anônimo disse...

Meus parabéns conterraneo!

Meu nome é Dário, sou um frequentador diário do seu blog e, antes de mais nada, sou um estudante de geologia da UFBA.
Gostaria de tirar uma dúvida sobre o sombreamento pois, nós, na universidade, usamos esse modelo para calcular as direções e comprimento dessas fraturas.
A dúvida é: o ARCGIS calcula essas feições automaticamente, ou tem que fazer uma a uma como eu venho fazendo?
Meu email: dsalves_geo@yahoo.com.br

Grato desde de já, e mais uma vez, parabéns por esse belíssimo trabalho de geoprocessamento.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, gostoria que você postasse algum tutorial sobre Banco de Dados no Arcgis.
Abraço Evandro Luis.

Luís Lopes disse...

Olá Evandro,

Nestes links abaixo há tutoriais sobre o Geodatabase:

http://blogdoarcgis.blogspot.com/2008/12/arcgis-tutorial-criando-geodatabase.html

http://blogdoarcgis.blogspot.com/2008/12/arcgis-tutorial-craindo-geodatabase-e.html

Obrigado pelo comentário!

Abraço,
Luís Lopes

Diogo disse...

Luis,

Obrigado pelo blog.

Me tira uma duvida: o z factor é o meu datum horizontal? Onde vejo em que unidade ele esta? Pois pelo que eu entendi, quando a minha imagem esta com coordenadas geográficas e o z esta em unidades planas devo utilizar os fatores de acordo com a latitude da imagem a ser processada. É isso?

Abraos

Rogerio Silva disse...

Olá, gostaria muito de saber como fazer um corte no envi, como fazer um mapa de relevo no arcgis e um de hipsometria. Questao de sobrevivencia amigo, por favor me ajuda!!! roge.geo@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Luís,

gostaria de entender mais sobre as funções: Model shadows, Z factor:, Output cell size que são opcionais.
Quando fiz o relevo sombreado, ficou muito claro e gostaria de saber se essas funções podem influenciar na qualidade.
Grata,

Luís Lopes disse...

Olá,

Visitar o webhelp do ArcGIS pode nos ajudar a esclarecer algumas coisas. Neste caso:

Model shadows:

NO_SHADOWS - A saída de varredura de relevo sombreado considera apenas os ângulos de iluminação locais, os efeitos de sombras não são considerados. O raster de saída contém valores que variam de 0 a 255, com 0 representando as áreas mais escuras, e 255 a mais brilhante.

SHADOWS - O raster saída sombreada considera ambos os ângulos de iluminação locais e sombras. O raster de saída contém valores que variam de 0 a 255, com 0 representando as áreas de sombra, e 255 a mais brilhante.

Z-FACTOR:

O z-fator ajusta as unidades de medida para as unidades de Z quando eles são diferentes das unidades x,y da superfície de entrada. Os valores de z, a superfície de entrada são multiplicados pelo factor-z no cálculo da superfície de saída final.

Se as unidades de x, y e z estão nas mesmas unidades de medida, o factor-z é 1. Este é o padrão.

Se as unidades de x, y estão diferentes da unidade de medida de Z, o z-fator deve ser definido como o fator adequado, ou os resultados serão incorretos.

Por exemplo, se suas unidades z são pés e suas unidades de medidas de x, y estão em metros, você usaria um z-factor de 0,3048 para converter suas unidades z de pés para metros (1 pé = 0,3048 metros).

Espero ter ajuado!

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