News

Composição de bandas no TerraView 3.6

Olá pessoal,

Foi lançado recentemente a versão 3.6 do TerraView e, para surpresa de muitos usuários, o software incluiu o plugin Terra Image com diversas funções referentes ao Processamento Digital de Imagens (PDI), por exemplo: classificação (supervisionada e não-supervisionada), modelo de mistura, composição de bandas, registro, fusão, entre outros, e até um módulo para imagens SAR.

Vale ressaltar que a versão anterior já incluía o plugin Terra Edit, para edição de vetores.

Pois bem, para não me alongar vocês podem visitar o blog da Luciana Zetun que já publicou diversos tutorias sobre TerraView, vale a pena conferir. E também o Anderson Medeiros já deu uma visão geral sobre o TerraView (para ler essa postagem clique aqui). Também já publicamos outros tutorias sobre TerraView, como:


O tutorial de hoje será sobre o TerraView. E para começar vamos ver como fazer uma composição de bandas ou Composição Raster (como chamado no Terra Image). 


Vamos lá, partindo do pressuposto que já sabemos dos primeiros passos no software, crie o banco de dados, importe as bandas do satélite (neste caso usarei as bandas 5, 4 e 3 do LANDSAT 5) – os temas podem ficar em Vistas separadas

Este tutorial está disponível folhear, clique aqui

Se quer conhecer as novas funções do TerraView 3.6, deixe seu comentário! 

Bom trabalho e até mais!

Luís Lopes

6 comentários:

Jorge Santos disse...

TerraView 3.6 jáááá? Que ótimo Luis Lopes!

Foi mais fácil gerar a composição RGB no TerraView do que no SPRING.

Boa postagem, como sempre.

Um grande abraço,

Jorge Santos

Luís Lopes disse...

Fala Jorge,

O TerraView vem evoluindo e a tendência (em minha opinião) é migrar as funcionalidades do SPRING para o TerraView com uma "aparência mais amigável" para os usuários, visto que esta é a maior reclamação de quem tenta iniciar no SPRING.

Estou confiante, embora não tenha testado todas as novas ferramentas do TerraView...esse software já gosta de uns bugs..rsrsrs

Abraços,
Luís Lopes

geotecnologias disse...

Caros amigos,

Realmente... Os Terras da vida tem dado alguns bugs, mas levemos em consideração a quantidade de pessoas que implementam o aplicativo, que são bem poucos, por exemplo, o plugin de PDI é 1 pessoa para dar conta de processamentos totalmente diversos.
Então em vez de reclamar vamos tentar ajudar com postagens no forum, não só dizendo: não esta funcionando tal coisa, mas tentando dar uma solução.
Peço ainda que aguardem, pois o TerraView ainda esta só começando... Novidades virão!!!!

Um abraço.

Luís Lopes disse...

Sadeck,

Voce sabe que sou um entusiasta do TerraView...usuário desde a versão 3.2.0 (quando comecei a ministrar cursos com esse soft). O Sérgio até hj participa do fórum ajudando ou reportando os bugs. O problema é que desde a versão 3.2.1 um mesmo bug não vinha sendo corrigido (e já se foram 5 versões com esse mesmo bug) e toda vez q íamos dar o curso tínhamos que voltar a versão 3.2.0 pra resolver o problema.

Então, a gente tenta ajudar os programadores reportando os bugs, e, enquanto usuários, queremos ver os resultados (dar solução pra mim é complicado...sou zerado em programação, rsrsrs).

Aguardo ansiosamente as novidades!

Abraços man

Geóg.º José Carlos Jr. disse...

Excelente artigo. Já havia baixado e visto essa nova funcionalidade. O Spring e o TerraView tem dado largos passos para se tornarem referência em SIG gratuito no Brasil. Vou aguardar sua postagem sobre a classificação de imagens.

Um abraço

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns pelo serviço. Abraços.

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.