News

Criar pontos aleatórios dentro de um polígono, ArcGIS

Olá pessoal, 

Fim de ano chegando, mas ainda dá tempo para postar mais um tutorial sobre ArcGIS! O tutorial da vez será “Criar pontos aleatórios dentro de polígonos”. 

Isto já era uma demanda antiga, principalmente Engº Florestais interessados em distribuição de pontos em talhões, oriundo de muitos e-mails que recebi com esta dúvida, que começaram a surgir depois que publiquei os tutoriais de seleção aleatória de pontos e criar grade (malha) regular, ambas através da extensão Hawth’s Analysis Tools

Então, mãos a obra! Iremos criar 30 pontos para cada polígono, mas veremos as outras funcionalidades da ferramenta. Primeiramente, faça o download gratuitamente da extensão Hawth’s Analysis Tools (para ArcGIS 9.x) neste link

Instale e adicione à barra de ferramentas. Adicione seu shape de polígono. Com a extensão devidamente instalada, vá em Hawths Tools > Sampling Tools > Generate Random Points (figura 1).

    Como a janela desta ferramenta é grande, dividirei em 2 “pedaços”. A figura 2 corresponde aos passos 1 e 2: 

    - No quadro Input, em Reference layer:, marque a opção Polygon Layers (points genereted within all/selected polygons). Na sequência, em Select layer: selecione seu shape.

    2 - No quadro Minimum distance between points, você pode definir a distância mínima entre os pontos marcando a opção Enforce Minimum distance between points.
    Agora, os passos importantes. A figura 3 corresponde aos passos 3, 4, 5 e 6: 3 - Em Generate this number of random points defina a quantidades de pontos que serão criados, porém serão distribuídos aleatoriamente nos polígonos. Obs.: Polygon unique ID Field - selecione uma coluna da tabela de atributos do shape de polígono que será utilizada como atributo dos pontos que serão criados. 4 – Em Generate this number of points per polygon defina a quantidade de pontos que serão criados em cada polígono. 5 - Em Generate number of points per polygon specified in the field: você pode definir quantos pontos deverão ser criados por cada feição. Selecione do drop list a coluna da tabela de atributos do shape de polígono com os valores para cada feição. Obs.: Para tal, é necessário criar, previamente, uma coluna numérica na tabela de atributos, do shape de polígono, com um valor para cada feição. 6 - Em Output shapefile dê um nome e um destino ao shape de pontos que será criado neste procedimento. Feito isto, clique em OK. O novo arquivo será processado e adicionado automaticamente ao Data frame.

    Pessoal, este será o ultimo tutorial de 2010. Ano que vem, voltarei com algumas novidades no blog. Aguardem! Por fim, quero agradecer a todos que sustentaram este blog em 2010 com visitas, perguntas, comentários, críticas (sempre bem vindas para melhorar cada vez mais), e-mails... enfim,
    OBRIGADO! 
    Desejo aos “geoprocessadores” um Feliz Natal e um ano novo com muita prosperidade e bastante trabalho...e dinheiro, claro. Ah! O e-mail continua ativo, assim como no twitter, sigam-me! Tchau pessoal...até ano 2011!

2 comentários:

Tati disse...

Luis,

gostaria de tirar uma dúvida...não consigo cortar um raster que possui varias bandas através de um shape utilizando a ferramenta de extract mask... voce saberia me dizer como posso cortar este raster?

Abraços,

Taisa

Anônimo disse...

Como adicionar essa extensão a barra de ferramentas????

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.