Criar pontos aleatórios dentro de um polígono, ArcGIS - Geotecnologias Luís Lopes

Destaques

Recent Posts:

Post Top Ad

21 de dezembro de 2010

Criar pontos aleatórios dentro de um polígono, ArcGIS

Olá pessoal, 

Fim de ano chegando, mas ainda dá tempo para postar mais um tutorial sobre ArcGIS! O tutorial da vez será “Criar pontos aleatórios dentro de polígonos”. 

Isto já era uma demanda antiga, principalmente Engº Florestais interessados em distribuição de pontos em talhões, oriundo de muitos e-mails que recebi com esta dúvida, que começaram a surgir depois que publiquei os tutoriais de seleção aleatória de pontos e criar grade (malha) regular, ambas através da extensão Hawth’s Analysis Tools

Então, mãos a obra! Iremos criar 30 pontos para cada polígono, mas veremos as outras funcionalidades da ferramenta. Primeiramente, faça o download gratuitamente da extensão Hawth’s Analysis Tools (para ArcGIS 9.x) neste link

Instale e adicione à barra de ferramentas. Adicione seu shape de polígono. Com a extensão devidamente instalada, vá em Hawths Tools > Sampling Tools > Generate Random Points (figura 1).

    Como a janela desta ferramenta é grande, dividirei em 2 “pedaços”. A figura 2 corresponde aos passos 1 e 2: 

    - No quadro Input, em Reference layer:, marque a opção Polygon Layers (points genereted within all/selected polygons). Na sequência, em Select layer: selecione seu shape.

    2 - No quadro Minimum distance between points, você pode definir a distância mínima entre os pontos marcando a opção Enforce Minimum distance between points.
    Agora, os passos importantes. A figura 3 corresponde aos passos 3, 4, 5 e 6: 3 - Em Generate this number of random points defina a quantidades de pontos que serão criados, porém serão distribuídos aleatoriamente nos polígonos. Obs.: Polygon unique ID Field - selecione uma coluna da tabela de atributos do shape de polígono que será utilizada como atributo dos pontos que serão criados. 4 – Em Generate this number of points per polygon defina a quantidade de pontos que serão criados em cada polígono. 5 - Em Generate number of points per polygon specified in the field: você pode definir quantos pontos deverão ser criados por cada feição. Selecione do drop list a coluna da tabela de atributos do shape de polígono com os valores para cada feição. Obs.: Para tal, é necessário criar, previamente, uma coluna numérica na tabela de atributos, do shape de polígono, com um valor para cada feição. 6 - Em Output shapefile dê um nome e um destino ao shape de pontos que será criado neste procedimento. Feito isto, clique em OK. O novo arquivo será processado e adicionado automaticamente ao Data frame.

    Pessoal, este será o ultimo tutorial de 2010. Ano que vem, voltarei com algumas novidades no blog. Aguardem! Por fim, quero agradecer a todos que sustentaram este blog em 2010 com visitas, perguntas, comentários, críticas (sempre bem vindas para melhorar cada vez mais), e-mails... enfim,
    OBRIGADO! 
    Desejo aos “geoprocessadores” um Feliz Natal e um ano novo com muita prosperidade e bastante trabalho...e dinheiro, claro. Ah! O e-mail continua ativo, assim como no twitter, sigam-me! Tchau pessoal...até ano 2011!

2 comentários:

Tati disse...

Luis,

gostaria de tirar uma dúvida...não consigo cortar um raster que possui varias bandas através de um shape utilizando a ferramenta de extract mask... voce saberia me dizer como posso cortar este raster?

Abraços,

Taisa

Anônimo disse...

Como adicionar essa extensão a barra de ferramentas????