News

Seja Parceiro | O ensino da cartografia na era da (geo)informação

Olá pessoal,

Como é sabido, este blog, Geotecnologias Luís Lopes (ou GeoLuísLopes), abre espaço para publicação de materiais (artigos, textos, etc...) de qualquer pessoa que queira dar sua contribuição no ramo das geotecnologias, através do Seja Parceiro (clique aqui e contribua também).

O artigo de hoje foi enviado pelo amigo Prof. Christian Nunes (FGC/UFPA). O texto intitulado "O ensino da cartografia na era da (geo)informação" destaca a importância dos professores da área se aperfeiçoarem com as novas geotecnologias e usufruir das ferramentas disponíveis. Destaca também a interatividade professor/aluno em sala de aula de modo que a facilitar o entendimento da cartografia.

Segundo Christian Nunes

"Nos dias de hoje, a popularização da informática e o acesso a textos e a produtos cartográficos em formato digital, além da flexibilidade/facilidade no manuseio das chamadas geotecnologias (hardwares, softwares e técnicas direcionadas para a geração de geoinformação, ou seja da informação espacial/geográfica), facilitou as atividades produtivas de diversos indivíduos, não somente para os professores de geografia ou de outras ciências humanas, mas de profissionais de várias ciências que integram às suas atividades docentes o ensino do/e pelo mapa, além de outros sujeitos que utilizam essas geotecnologias em sua localização cotidiana, como o Sistema de Posicionamento Global – GPS, ou a visualização das imagens do Google Earth, ou em outros sites de empresas privadas e governamentais."

Prof Christian destaca ainda o uso do software educacional Marble (conheça este software) que é um globo virtual e Atlas Mundial (Figura 1).

Figura 1. Software Educacional Marble
Para ler o artigo completo do Prof Christian Nunes, clique aqui e boa leitura!

Quer divulgar seu texto? Veja como você pode contribuir: Seja Parceiro!

Até mais!
Luís Lopes
--
Twitter: @geoluislopes
Skype: geo.luislopes

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.