News

Publicar seus mapas na web através do QGISCloud

Olá pessoal, 

Mais uma vez teremos um tutorial de QGIS. Possivelmente esta será uma postagem de grande repercussão, assim como foi o "Google Earth em uma camada" através do Open Layers plugin!

O Quantum GIS é o software que me surpreende a cada dia. Novos complementos, colaboradores com grandes ideias, comunidade em constante crescimento, etc...

Hoje veremos como publicar nossos mapas na web! Isso pode ser feito graças a um plugin chamado QGISCloud (QGIS nas nuvens). Este plugin já foi comentado pelo amigo Anderson Medeiros em seu blog. Vale a pena dar uma lida:
Antes de começar a trabalhar com este plugin, é necessário fazer um simples cadastro, gratuitamente, no site http://qgiscloud.com/. Após o cadastro, abra seu QGIS.

Como se trata de um plugin, você terá que instala-lo. Para isto, abra seu Quantum GIS e siga o caminho Complementos > Buscar Complementos Python... Aparecerá a janela "Instalador de Complementos Python" e na aba complementos digite em "Filtrar por:" qgiscloud, como mostra a figura 1.

Figura 1. Instalando o QGISCloud Plugin




QGISCloud Plugin devidamente instalado, adicione seus arquivos ao QGIS e faça a edição de cores, legenda e nomes das camadas (deixe tudo pronto para publicação).

Perceba que após a instalação o QGISCloud será ativado automaticamente. Estará logo abaixo da janela de camadas. Para dar início a publicação do mapa, teremos que seguir 5 passos:

- Passo 1:
Faça login na aba Account (Figura 2). O usuário e senha cadastrado no site.

Figura 2. Login no QGISCloud Plugin


- Passo 2:
Na aba Upload Data, clique em Refresh layers e em seguida no botão Upload data (Figura 3). O plugin irá criar um database para começar a fazer a "leitura" das camadas. A depender do tamanho de seu arquivo e de seu computador, pode demorar alguns minutos. 

Figura 3. Upload das camadas para publicação na web

- Passo 3:
Logo após o processamento, o QGISCloud pergunta se quer salvar o projeto do QGIS para publicação. Recomendo salvar (Figura 4) Este será o nome do grupo de camadas que será criado ao publicar na web.

Figura 4. Fim do processamento das camadas para publicação na web

- Passo 4:
Clique em Publish Map, ainda na aba "Upload Data" (Figura 5). Aguarde até "sumir" o botão.

Figura 5. Botão para publicar seu mapa na web

- Passo 5:
Vá na aba Services e veja que há links com o nome de seu usuário e o nome de seu projeto salvo. Perceba que entre esses links há opções para Mobile e WMS (Figura 6).

Figura 6. Links de publicação de seu mapa

Para este tutorial, fiz uma representação do estado do Amapá. Veja aqui: http://qgiscloud.com/geoluislopes/amapa_state

Ótimo plugin!

Gostaram? Então comente! Deixe suas considerações.

Até a próxima...

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.