Publicar seus mapas na web através do QGISCloud - Geotecnologias Luís Lopes

Destaques

Recent Posts:

Post Top Ad

10 de outubro de 2012

Publicar seus mapas na web através do QGISCloud

Olá pessoal, 

Mais uma vez teremos um tutorial de QGIS. Possivelmente esta será uma postagem de grande repercussão, assim como foi o "Google Earth em uma camada" através do Open Layers plugin!

O Quantum GIS é o software que me surpreende a cada dia. Novos complementos, colaboradores com grandes ideias, comunidade em constante crescimento, etc...

Hoje veremos como publicar nossos mapas na web! Isso pode ser feito graças a um plugin chamado QGISCloud (QGIS nas nuvens). Este plugin já foi comentado pelo amigo Anderson Medeiros em seu blog. Vale a pena dar uma lida:
Antes de começar a trabalhar com este plugin, é necessário fazer um simples cadastro, gratuitamente, no site http://qgiscloud.com/. Após o cadastro, abra seu QGIS.

Como se trata de um plugin, você terá que instala-lo. Para isto, abra seu Quantum GIS e siga o caminho Complementos > Buscar Complementos Python... Aparecerá a janela "Instalador de Complementos Python" e na aba complementos digite em "Filtrar por:" qgiscloud, como mostra a figura 1.

Figura 1. Instalando o QGISCloud Plugin




QGISCloud Plugin devidamente instalado, adicione seus arquivos ao QGIS e faça a edição de cores, legenda e nomes das camadas (deixe tudo pronto para publicação).

Perceba que após a instalação o QGISCloud será ativado automaticamente. Estará logo abaixo da janela de camadas. Para dar início a publicação do mapa, teremos que seguir 5 passos:

- Passo 1:
Faça login na aba Account (Figura 2). O usuário e senha cadastrado no site.

Figura 2. Login no QGISCloud Plugin


- Passo 2:
Na aba Upload Data, clique em Refresh layers e em seguida no botão Upload data (Figura 3). O plugin irá criar um database para começar a fazer a "leitura" das camadas. A depender do tamanho de seu arquivo e de seu computador, pode demorar alguns minutos. 

Figura 3. Upload das camadas para publicação na web

- Passo 3:
Logo após o processamento, o QGISCloud pergunta se quer salvar o projeto do QGIS para publicação. Recomendo salvar (Figura 4) Este será o nome do grupo de camadas que será criado ao publicar na web.

Figura 4. Fim do processamento das camadas para publicação na web

- Passo 4:
Clique em Publish Map, ainda na aba "Upload Data" (Figura 5). Aguarde até "sumir" o botão.

Figura 5. Botão para publicar seu mapa na web

- Passo 5:
Vá na aba Services e veja que há links com o nome de seu usuário e o nome de seu projeto salvo. Perceba que entre esses links há opções para Mobile e WMS (Figura 6).

Figura 6. Links de publicação de seu mapa

Para este tutorial, fiz uma representação do estado do Amapá. Veja aqui: http://qgiscloud.com/geoluislopes/amapa_state

Ótimo plugin!

Gostaram? Então comente! Deixe suas considerações.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Post Top Ad