News

QLandkarteGT: utilitário para mapeamento de GPS

Olá pessoal,

Já discutimos e publiquei tutoriais sobre software livre para geoprocessamento. Vimos que a interface é amigável, direta, simples (e completa!) e com ferramentas bastantes intuitivas. Lançamos a alguns meses atrás a série "Quebrando tabus: software livre também faz!" com finalidade de difundir as geotecnologias livres e mostrar que o mesmo possui a mesma eficiência dos softwares comerciais.



A algum tempo que uso não só software livre para geoprocessamento, como também estou usando Ubuntu em computador e notebook, que é sistema operacional open source baseado em Linux. Sugiro que você também comece a enxergar o Linux com outros olhos, devagar, sem compromisso. Acredito que a mudança deve ser gradual.

Curso online de Aprendendo Linux: Fundamentos

Fazendo uma busca na "Central de Programas do Ubuntu" encontrei o QLandkarteGT: utilitário para mapeamento de GPS, que está na versão 1.6. Abaixo, a descrição do software: 

"Este pacote disponibiliza uma ferramenta versátil para mapas GPS em formato GeoTiff assim como formato de mapas vectoriais img da Garmin. QLandkarteGT é o sucessor de QLandkarte. Entre várias melhorias (ex renderização de mapas em 2D/3D e pedidos com recursos reduzidos) a maior diferença é a sua arquitectura independente do dispositivo, a qual não é mais limitada a dispositivos Garmin. Assim sendo, o pacote já não inclui mais drivers de dispositivos. Os drivers para um número de dispositivos Garmin estão disponíveis no pacote qlandkartegt-garmin.

Adicionalmente, o QLandkarteGT serve como frontend para as ferramentas GDAL, para que utilizadores façam geo-referência de mapas digitalizados. Em contraste a ferramentas semelhantes (ex. QGis) a sua interface directa é especialmente apropriada para utilizadores não- cientistas."

A figura 1 mostra a interface do QLandkarteGT com mapa do OpenStreetMap carregado (OSM faz parte do software!).

Figura 1. Interface do QLandkarteGT com OSM.
Você pode encontrar mais informações na página principal do desenvolvedor, aqui: http://www.qlandkarte.org/

Outra fonte de informação é o mediawiki (clique aqui) com diversos tutoriais, como:

  • Instalação;
  • Adicionar e georreferenciar mapas;
  • Trabalhar com tracks e waypoints;
  • Transferir arquivos para ou do receptor GPS, etc.
Vale a pena testar!

Gostou da dica? Deixe seu comentário.

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.