News

Curso em Macapá-AP de Geo. de Imóveis Rurais com base na 3ª Ed da NTGIR e Manuais



Chegou a grande oportunidade de capacitação aos profissionais de Macapá - AP. O treinamento será realizado nos dias 10 e 11 de maio. Garanta sua vaga!


A 3ª Edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais instituíram mudanças significativas sobre conceitos e metodologias para o requerimento de certificação da poligonal, objeto de memorial descritivo referente a imóveis rurais.

Algumas mudanças na Norma:

1. Mudança na definição de imóvel rural a ser considerado pelo INCRA para efeitos de certificação da poligonal objeto do memorial descritivo:

O imóvel rural a ser considerado nos serviços de georreferenciamento é aquele objeto do título de domínio, bem como aquele passível de titulação. (NTGIR 3ª Edição).

2. Não obrigatoriedade da implantação de vértices Tipo M na maioria dos tipos de limites.

Em limites já consolidados, definidos por elementos físicos, fica a critério do credenciado e dos proprietários envolvidos a implantação do marco. Quando não há definição por elementos físicos é necessária a implantação de marcos, salvo nos casos contidos no item 4.2.2.3. (Manual Técnico de Limites e Confrontações Item 4.2.2.1).

3. Novo procedimento para o requerimento de certificação.

O requerimento de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóvel rural será processado por meio do Sistema de Gestão Fundiária – SIGEF.

O mercado é promissor e as disputas serão constantes, por isso é preciso buscar conhecimento e capacitação para atuar nessa área. Profissionais qualificados e capacitados serão diferenciais na hora da escolha.

O objetivo Graltec Treinamentos é transferir conhecimento, informando e capacitando profissionais da área em seu mercado de atuação.

CONTEÚDO
  • Breve Histórico da certificação.
  • Nova metodologia para certificação, descrevendo Norma Técnica e Manuais.
  • Responsabilidades da cada ente envolvido na certificação.
  • Principais mudanças desta nova metodologia.
  • Apresentação do SIGEF.
  • Como fazer o preenchimento do arquivo digital referente ao imóvel rural georreferenciado (planilha ods) a ser enviado ao SIGEF.
  • Utilizando o SIGEF. 
  • Ações do credenciado no SIGEF.
INSTRUTOR: Wenderson Ribeiro Barroso
  • Engenheiro agrimensor e Analista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-MG).
Há mais de 7 anos atuando na área de regularização fundiária, demarcação, georreferenciamento de imóveis rurais, parcelamento, fiscal de obras de medição e demarcação topográfica georreferenciadas e membro do comitê regional de certificação de peças técnicas de Georreferenciamento no INCRA-MG.

Acompanhou o desenvolvimento do SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária), sistema por meio do qual o INCRA realiza a certificação digital dos imóveis rurais.

Local do treinamento

  • Faculdade Estácio/SEAMA

Endereço: Avenida José Anchieta, 1223, Jesus de Nazaré
Macapá – Amapá – CEP: 68908-126

Todas as informações estão disponíveis no site da Graltec Treinamentos, acesse: http://goo.gl/52hfdg

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.