News

Compartilhe seu projeto QGIS através de mapas interativos com qgis2leaf



Olá pessoal,

Como alguns sabem, estou me dedicando, a algum tempo, a mapas interativos (webmapping). Tenho trabalhado muito com o i3geo, mas isto não descarta conhecer outras ferramentas deste tipo. O que muito me agradou, justamente por não ter formação em programação e/ou códigos, além do i3geo, foi o Leaflet.



Leaflet

Leaflet é uma moderna biblioteca JavaScript para mapas interativos. Desenvolvido por Vladimir Agafonkin com uma equipe de colaboradores dedicados. Pesando apenas cerca de 33 KB de JS, ele tem todas as características da maioria dos desenvolvedores para mapas online (LAEFLET, 2013).

É projetado com simplicidade, desempenho e usabilidade. Ele funciona de forma eficiente em todos os principais desktop e plataformas móveis, aproveitando HTML5 e CSS3 em navegadores modernos, enquanto continua sendo acessível em navegadores mais velhos. Ele pode ser estendido com uma enorme quantidade de plugins, fácil de usar, API bem documentado e um código fonte simples, de fácil leitura (LAEFLET, 2013)

Faça o download do Leaflet aqui: http://leafletjs.com/examples.html

Complemento qgis2leaf

Para dar início ao nosso tutorial, instale o Leaflet (link acima), abra seu QGIS e adicione suas camadas.

Próximo passo é instalar o complemento qgis2leaf. Para isto siga o caminho "Complementos > Gerenciar e instalar complementos". Ao abrir a janela "Gerenciador de Complementos", selecione a opção "Obter mais", escreva "qgis2leaf" no campo "Buscar" e, por fim, no botão "Instalar complemento", como mostra a figura 1:

Fig 1. Instalando o qgis2leaf

Aguarde a mensagem de instalação completa. Agora sim podemos exportar nosso projeto para uma aplicação do Leaflet. Identifique e clique sobre o botão do complemento qgis2leaf (Figura 2).

Botão do complemento qgis2leaf.

Ao clicar no botão do complemento, irá aparecer a janela QGIS 2 Leaflet com algumas configurações... muito simples e prática, por sinal (Figura 3).

- Em frame width / height defina a altura e largura do seu frame ou clique em full screen para a aplicação abrir  em toda a página web.

- Em canvas/layers extent selecione a aŕea de abrangência da interface da aplicação (extensão atual do mapa ou a partir das extremidades da camada).

- Em basemap selecione mapa de base (já está selecionado o Open Street Map padrão)

- Em output project folder escolha a pasta que será salva a aplicação (dentro da pasta de instalação do leaflet)

- OK

Figura 3. Configurações de saída do qgis2leaf

O resultado será um arquivo "index.html". Basta 2 clique que sua aplicação será aberta em seu navegador padrão. As camadas podem ser gerenciadas através do botão no canto superior direito. 

O resultado do tutorial, na figura 4 abaixo:


Fig 4. Resultado da aplicação do tutorial

Perfeito, não é?! Gostaram da dica? Deixem seus comentários...

2 comentários:

EGQ Operador disse...

Preciso de uma ajuda, que talvez seja simples, como faço uma atualização de um mapa já publicado em uma página. Peguei o trabalho pelo caminho e minha função é atualizar um mapa que já está uma página da web. Já fiz a atualização das informações no QGIS, porém falta a publicação do mesmo.

Tom Chadwin disse...

qgis2leaf is no longer being developed, but most of its functionality is now in qgis2web, which also exports to OpenLayers 3.

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.