News

Visualize e navegue com Google Street View na interface do QGIS

Olá pessoal,

Nagevando pelas opções de plugins (complementos) do QGIS me deparei com o go2streetview e, de pronto, me chamou atenção já pelo nome: Street View! Instalei e testei. Conclusão: FANTÁSTICA ferramenta!
Provavelmente você já quis confirmar ou visualizar o local de estudo, seja no Google Earth, Google Maps, OSM, Bing Maps, entre tantos outros serviços online de mapas. O go2streetview abre uma janela do "Google Street View" ou "Bing Bird's Eye" no próprio QGIS sincronizado com sua feição.


Complemento go2streetview 

Desenvolvido por Enrico Ferreguti, o complemento está em pleno desenvolvimento. Está na versão 3.1. Seu código está disponível neste repositório. Ainda possui um blog (http://geogear.wordpress.com/) em que o autor do complemento escreve sobre suas atualizações e releases.

Vamos aos trabalhos!

Abra seu QGIS e seu dado (vetor ou raster). Próximo passo é instalar o go2streetview. Para isto vá em Complementos > Gerenciar e buscar complementos. Ao abrir a janela "Gerenciador de Complementos", selecione a opção "Obter mais", escreva "go2streetview" no campo "Buscar" e, por fim, no botão "Instalar complemento", como mostra a figura 1:

Figura 1. Instalando o go2streetview
Aguarde a mensagem de instalação completa. Identifique e clique sobre o botão do complemento go2streetview (Figura 2).

Figura 2. Botão do complemento go2streetview
Perceba que o cursor do mouse modificou. Clique sobre a área de interesse (pode tomar como referência um .shp da cidade, algum raster, etc). Claro que esta área precisa estar contemplada com as imagens do Google Street View.

Como exemplo, clique sobre a cidade de Salvador, Bahia (Figura 3).

Figura 3. Janela do Google Street View no QGIS.
Na janela do Google Street View é possível mudar a visualização para "Bing Bird's Eye", abrir a janela em um navegador de internet e, por fim, captura de tela (snapshot).

Google Street View
Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil (WIKIPÉDIA, 2014).
Gostaram da dica? Comente...

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.