News

Dinamica EGO: software para modelagem de dinâmica ambiental

Cada dia vejo a importância do "Dinamica EGO" para modelagem ambiental. Passei a conhecer um pouco mais após minha esposa, Carla Montenegro, manusear o software em seu trabalho. É uma ferramenta bastante robusta e requer conhecimento em modelagem de dinâmica ambiental.

O software está na versão 2.4. No site do projeto está disponível links para download (após breve cadastro), links para lista de discussão com a própria equipe do software, algumas publicações, aplicações, guia prático, além de informações para contatos.


A equipe responsável pelo projeto é composta por: Britaldo Silveira Soares Filho; Bruno Morais Ferreira; Danilo da Silveira Filgueira; Hermann Oliveira Rodrigues; Letícia de Barros Viana Hissa; Letícia Santos Lima; Rômulo Fernandes Machado; e William Leles Souza Costa .

Logo do projeto Dinamica EGO (extraída do Wiki do projeto)
O texto abaixo foi extraído do "Guia prático do Dinamica EGO" e do próprio site do projeto.

O software Dinâmica EGO, acrônimo para Environment for Geoprocessing Objects (ambiente para objetos geoprocessáveis), está em constante aprimoramento. Dinamica EGO é gratuito e vem com um guia muito abrangente, ajuda, exemplos de modelos e conjuntos de dados. Estas são as razões pelas quais Dinamica EGO tem cada vez mais chamado a atenção de muitos estudantes, pesquisadores e outros profissionais em todo o mundo, que têm vindo a aplicar este freeware com vários estudos de modelagem.
"Nosso objetivo é desenvolver ferramentas e métodos a serem aplicados a uma variedade de estudos de dinâmica da paisagem e modelagem ambiental e disseminar livremente essa nova tecnologia para estudantes e pesquisadores interessados ​​na sua utilização. 
A maior diferença entre os outros modelos de mudança de uso da terra Dinamica EGO (EGO significa Ambiente para Objetos Geoprocessáveis) e, como CLUE-S, GEOMOD e Land Change Modeler - os dois últimos disponíveis em IDRISI, é que Dinamica EGO não é apenas um modelo de mudança do uso da terra, mas uma plataforma de modelagem ambiental.

O ambiente de software, escrito em C++ e Java, tem uma série de algoritmos chamado functors. Cada functor executa uma operação. Nós implementamos os algoritmos mais comuns espaciais de análise disponíveis no SIG comercial (Geographic Information System), além de uma série de algoritmos especialmente desenvolvidos para simulações espaciais, incluindo funções de transição e de calibração e métodos de validação.

Com a ajuda de sua interface gráfica, é possível criar modelos simplesmente arrastando e conectando functors via seus portos, cada um dos quais representa um conector para um elemento de dados, como um mapa, uma tabela, uma matriz, uma expressão matemática, ou um constante. Assim, os modelos podem ser concebidos como um diagrama, cuja execução segue uma corrente de fluxo de dados.

Interface gráfica do Dinamica EGO (extraída do site oficial)
O laboratório CSR, na UFMG, possui um programa para visitas de estudantes. Para mais informações entre em contato com a equipe através do email: dinamica@csr.ufmg.br

Dinamica EGO Copyright
Copyright(c) 1998-2009 Centro de Sensoriamento Remoto / Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil. Todos os direitos reservados. 

Texto extraído em:
Site oficial do projeto Dinamica Ego: http://www.csr.ufmg.br/dinamica/
Guia prático do Dinamica em Português, disponível neste link.


Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.