News

E-Foto: software livre para fotogrametria digital

Fazendo buscas sobre material de fotogrametria, encontrei o site do projeto E-Foto, da Faculdade de Engenharia da UERJ. Este projeto é coordenado pelo Professor Jorge Luís N. S. Brito, que atualmente é professor da Instituição. Abaixo o texto extraído da página deste projeto:

Logo do projeto E-Foto

O software, desde a versão lançada em 23 de Maio de 2012, dispõe de funcionalidades fotogramétricas que possibilitam o desenvolvimento de trabalhos e projetosprofissionais de elaboração de mapeamento topográfico 3D a partir de imagens aerofotogramétricas, tanto a partir de imagens obtidas por câmaras de filme, quanto por sensores digitais aerotransportados.
"Trata-se de uma iniciativa acadêmica de desenvolvimento de software livre para Fotogrametria Digital. O projeto E-Foto desenvolve-se no Laboratório de Fotogrametria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2004."
O Projeto E-Foto viabiliza aos interessados em Fotogrametria, em particular aos estudantes dessa disciplina, o conhecimento dos princípios intrínsecos à Fotogrametria através do acesso à uma Estação Fotogramétrica Digital, quebrando as barreiras de custo inevitavelmente associadas a essa empreitada.

Objetivo do Projeto E-Foto

O objetivo do projeto E-Foto é disponibilizar uma solução de software para implementação de uma estação fotogramétrica digital educacional em ambiente de software livre (e-foto). 

A idéia básica é que o e-foto, possa ser executado tanto em ambiente Linux, quanto em MacOS ou Windows, com um mínimo de requisitos de hardware, com o grande diferencial de poder ser executado em máquinas de arquitetura simples (não necessariamente os computadores de última geração) e de permitir a visão tridimensional ou estereoscópica através de um par de óculos em anaglifo, facilmente adquirível pela internet.

>> Acesse a página do projeto E-Foto: http://www.efoto.eng.uerj.br/ <<

Os seguintes conteúdos estão disponíveis na página:

1. As sucessivas versões do software E-Foto, para download. Em se tratando de um software livre, encontram-se disponíveis tanto os módulos executáveis (Linux, MacOS e Windows), quanto o código-fonte;
3. As estatísticas de acesso ao site, dando um panorama da comunidade visitante;
4. Os tutoriais do software e-foto, nas versões pdf e vídeo;
5. O livro "Fotogrametria Digital", em formato pdf, também disponível para “download”;
6. Os artigos técnico-científicos e Trabalhos Acadêmicos relacionados ao Projeto, como dissertações e monografias.
7. Canal de comunicação para comentários, críticas ou sugestões através do fórum.

Abaixo o vídeo de lançamento do projeto E-foto.

 Vídeo de lançamento do projeto E-Foto

Parabéns a equipe do Professor Jorge Luís N.S. Brito. Bela iniciativa!



Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.