News

Princípios básicos da animação digital

Uma animação se baseia em um princípio da visão humana. Se você visualizar uma série de imagens estáticas relacionadas em rápida sucessão, seu cérebro irá percebê-las como um movimento contínuo. No mundo da animação digital, cada imagem é chamada de frame.

Historicamente falando, a principal dificuldade na criação de animações era o fato de que o animador devia produzir uma grande quantidade de frames. Para se ter uma ideia, dependendo da qualidade, um minuto de animação pode ter entre 720 e 1800 imagens separadas. Por outro lado, a maioria das frames em uma animação são mudanças incrementais de rotina feitas com base na frame anterior de um objeto pré-definido.

Os estúdios de animação rapidamente perceberam essa realidade, sendo possível aumentar a produtividade dos seus principais artistas, fazendo-os desenhar somente as estruturas importantes de um trabalho. Estas estruturas são conhecidas como keyframes – ou quadros-chave, em português.  Depois desta etapa, os assistentes poderiam descobrir e trabalhar nas frames que eram necessárias entre as keyframes. Essas frames ficaram (e ainda são) conhecidas como tweens. Este é um dos princípios básicos da animação.

Um dos softwares usados para trabalhar com animação digital é o 3ds Max, da Autodesk. Ele pode ser usado como o assistente de animação. Já como o artista principal, ele também pode ser usado para criar as keyframes que gravem o início e o final de cada mudança feita no projeto.

O programa pode ser usado ainda para animação de transformações (como posição, rotação e escala) em diferentes parâmetros desejados, como ângulo ou curva, cor ou transparência de um objeto e muito mais.

A maneira mais rápida de animar é ativar a função Auto Key e começar a transformação de objetos em diferentes frames. Ao modificar um objeto, uma nova  frame será definida. Depois disso, é possível reproduzir a animação na tela ou renderizá-la para um arquivo.

Ferramentas gerais de animação no 3ds Max.
--

* Postagem publicitária

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.