News

Artigo | Metodologia para delimitação de APPs em topo de morros - ArcGIS 10

Muitos debates tem acontecido, no mundo do geoprocessamento, sobre definição de Área de Preservação Permanente em topo de morro, de acordo com Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), em ambiente de Sistema de Informação Geográfica.

Diversas metodologias tem surgido em torno deste assunto. Estava buscando algo já feito no QGIS e não encontrei. Então a solução foi buscar metodologias em outro software e realizar o mesmo no QGIS.


Deparei-me com o artigo "Metodologia para delimitação de APPs em topos de morros segundo o novo Código Florestal brasileiro utilizando sistemas de informação geográfica" dos autores Guilherme de Castro Oliveira e Elpídio Inácio Fernandes Filho do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa.


O artigo foi publicado no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) de 2013 e foi utilizado o ArcGIS 10. A metodologia é bastante interessante e pode ser reproduzida no QGIS. Leia o artigo completo neste link: http://goo.gl/R8MoCB 

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde.
Estou tentando delimitar APP em topo de morro utilizando SRTM. Depois de inverter o MDE, seja pela subtração de um valor maior como no artigo do SBSR que vc mostrou, seja multiplicando o MDE por (-1), o passo seguinte de fazer o flow direction dá erro. Em vez de resultar em uma imagem com 8 valores (1 2 4 8 16 32 64 128), tenho uma imagem com valores de 1 a 255. Você tem alguma ideia do que pode ser este erro? Já estou utilizando o MDE preenchido (fill).
A princípio estou fazendo no ArcGis 10.3. Você conseguiu reproduzir a metodologia no QGIS?

Desde já obrigada pela atenção!

Maria Angélica

Geotecnologias Luís Lopes Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens do modelo de Bim. Tecnologia do Blogger.